Boa noite meu caros!
É com muita satisfação q falo hje sobre um livro da vida, na minha opinião um livro obrigatório para todo Ser Humano q cresce e qr crescer. Um livro para se ler várias e várias vezes, se emocionar e refletir, " O Pequeno Princípe" trás lições essenciais para superar milhares de situações com um pensar positivo.
O Pequeno Príncipe é um livro pra se ler naquelas horas q se precisa reconsiderar valores. Reconforta, nos faz sentir melhores, é como se justificasse o sofrimento, faz dele algo bom, necessário, uma consequência de qm é capaz de amar alguém.
Nos trás aquele mundo lúdico, sonhos e metáforas, ajudam a diluir a tristeza, amenizando o conteúdo, dando-lhe o tom nostálgico de alguém que relembra a infância e provocando até certa catarse.
Assim, Saint-Exupéry o autor sensível e genial, aborda assuntos sérios, com teor crítico, mas q, ao mesmo tempo, dá vontade de apertar, chorar, mudar. Nos faz perceber o quão estúpidas são nossas ambições, nos preocupando com besteiras enquanto vamos esquecendo o que realmente vale a pena...
Sinopse:Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
O Pequeno Príncipe foi escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944. Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!
Um rei pensava que todos eram seus súditos, apesar de não haver ninguém por perto. Um homem de negócios se dizia muito sério e ocupado, mas não tinha tempo para sonhar. Um bêbado bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber. Um geógrafo se dizia sábio mas não sabia nada da geografia do seu próprio país. Assim, cada personagem mostra o quanto as “pessoas grandes” se preocupam com coisas inúteis e não dão valor ao que merece. Isso tudo pode ser traduzido por uma frase da raposa, personagem que ensina ao menino de cabelos dourados o segredo do amor: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.
Antoine de Saint-Exupéry via os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois haviam deixado de ser a criança que um dia foram. Entendia que é difícil para os adultos (os quais considerava seres estranhos) compreender toda a sabedoria de uma criança.
Desta fábula foram feitos filmes, desenhos animados, além de adaptações. Muitos adultos até hoje se emocionam ao lembrar do livro. Talvez porque tenham se tornado “gente grande” sem esquecer de que um dia foram crianças.
" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas...."
"O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte".
"Em um mundo que se fez deserto, temos sede de encontrar companheiros."
" Só os caminhos invisíveis do amor libertam os homens.
"Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas."
" Sois belas, mas vazias. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é porém mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus a redoma. Foi a ela que abriguei com o para-vento. Foi dela que eu matei as larvas. Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa."
"Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música."
"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração..."
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante!"
"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"
"Se você ama uma flor o qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, fica feliz enquanto a contempla."
"Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar."
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez sua rosa tão importante..."
"É preciso cortar os baobás para não crescerem... "as sementes são invisíveis. elas dormem no segredo da terra ate que cisme de despertar, então ela espreguiça, e lança timidamente para o sol um inofensivo galhinho. se é de roseira ou rabanete, podemos deixar que crença a vontade. mas qdo se trata de uma planta ruim, é preciso arrancar logo, mal a tenhamos conhecido...!"
"É preciso que suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. dizem q são tão belas.."
"Enquanto não se descobre que aquela plantinha é um baobá, nunca mais a gente consegue se livrar dele."
" É tão misterioso o país das lágrimas."
"Tu poderias cuidar de mim..."
"Ela exalava perfume e me alegrava."
"É claro que eu te amo... Foi minha culpa não perceberes isto. Mas não tem importância. Foste tão tolo quanto eu. Tenta ser feliz... Larga esta redoma não preciso mais dela."
"Não demores assim que é exasperante. Tu decidiste partir então vá."
" Agente se sente um pouco só no deserto... Entre os homens agente também se sente só."
"Vai rever as rosas. Assim compreenderá que a tua é a única no mundo."
"Ela sozinha é, porém, mais importante que todas vós, pois foi ela quem eu reguei. Foi ela quem pus numa redoma... Já que ela é minha rosa."
"Só as crianças sabem o que procuram... Perdem tempo com uma boneca de pano, e a boneca se torna muito importante, e choram quando ela lhes é tomada... -Elas são felizes."
"É bom ter tido um amigo mesmo se agente vai morrer."
"As estrelas são belas por causa de uma flor que não se pode ver..."
"...Minha casa escondia um tesouro no fundo de seu coração..."
"O que torna belo o deserto... é que ele esconde um poço em algum lugar."
"...quer seja a casa, as estrelas ou o deserto, o que os torna belo é invisível."
"Agente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..."
"Eu percebi que não poderia suportar a idéia de nunca mais escutar esse riso..."
"Se alguém ama uma flor,
da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas,
isso basta para fazê-lo feliz...
Quando a contempla. Ele pensa:
Minha flor está lá, em algum lugar..."
"Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."
"Quando a gente tá triste gosta de ver o pôr-do-sol."
"Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. Mas poucas se lembram disso."
"As estrelas são todas iluminadas... Não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?"
Pensem...
P.S:Vale a pena ver: http://www.youtube.com/watch?v=SoDHLXub_CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário